Transporte

Viajar de Trem em Portugal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Viajar de trem em Portugal é uma maneira muito boa de conhecer o país, especialmente para quem está viajando sozinho ou não quer alugar carro. Vou dar várias dicas para viajar de trem em Portugal e encontrar as passagens mais baratas para a sua viagem.

Viajar de Trem em Portugal

A companhia de trem que opera em Portugal chama-se  Comboios de Portugal (CP).  Em tempo: os portugueses chamam trem de comboio.

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem com desconto. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

Como pesquisar os Horários dos Trens

O site da companhia CP é muito bom, mas, recomendo que antes de comprar os bilhetes, pesquise os horários dos trens. Por que? Porque pesquisando os horários você verá todos os tipos de trens do dia para os destinos, os horários, duração da viagem e os preços dos bilhetes.

Fiz uma simulação: Lisboa – Oriente para Faro no dia 6/3/19 e olha que beleza: já sei que tem passagem com preço promocional em todos os tipos de trem.

viajar de trem em portugal

 

Tipos de Trem em Portugal

Há alguns tipos de trens em Portugal, então é bom saber o que significa cada sigla antes de comprar a sua passagem.

Alfa Pendular (AP) – esses são os trens mais rápidos e confortáveis. Possuem wi-fi e serviço de bordo. O Alfa Pendular cobre grandes distâncias (Lisboa-Porto; Porto-Faro, etc.). São os trens mais caros.

Intercidades (IC) – são os trens intermediários que ligam as principais cidades do país, mas fazem mais paradas. Também é um trem confortável e um pouco mais barato que o Alfa Pendular. Veja como foi minha viagem no trem Intercidades de Lisboa para Faro. 

Regional (R)  e InterRegional (IR) – esses são os trens que cobrem distâncias menores e fazem bem mais paradas. São consequentemente mais lentos e mais simples. São os trens indicados para ir para cidades menores e que não são abrangidas pelas linhas do AP e IC.

Urbanos (U) – esses são os trens que cobrem a área metropolitana de Lisboa, Porto e Coimbra.

estação lisboa oriente
A linda estação de trem Lisboa Oriente

Compra de Passagens

Depois que já tiver escolhido o horário do trem, clique no botão “comprar bilhetes”. Coloque a origem, destino e data que deseja viajar. Selecione a classe e número de passageiros. Clique então no botão “pesquisar”.

Selecione o trem e marque o item “Declaro que li e aceito as condições…”. Clique no botão “continuar”. Se essa for a sua primeira compra no site da CP, clique no botão “registar”.  Você terá que completar os campos com seu nome completo, data de nascimento, sexo, número de filhos, número do celular (os portugueses chamam de telemóvel), cidade, email e uma senha.

Pode pular a parte 2 e na parte 3 selecione apenas se você quiser receber notificações da CP.

Para conseguir comprar a passagem, volte para a tela da compra de bilhetes e faça o seu login com email e senha. O sistema vai puxar automaticamente o seu nome. Ao lado tem o campo “tipo”. Selecione a opção “passaporte” e coloque o número do seu passaporte no campo de identificação. Para comprar o bilhete mais barato (promocional), selecione no último campo a opção “Bilhete Promo”. Clique no botão “continuar” e escolha o seu assento.

Agora falta pouco para comprar o seu bilhete. Escolha o meio de pagamento. Eu particularmente prefiro o PayPal. Sempre dá certo com os cartões de crédito. É isso! Passagem comprada.

Viagens Internacionais de Trem de Portugal

Se a malha ferroviária interna portuguesa é boa, não podemos dizer o mesmo da malha ferroviária internacional. Para viajar de Portugal para outros países, as opções são bem limitadas. Você pode ir para a Espanha:  Celta (Porto-Vigo) e Lusitânia Comboio Hotel (Lisboa-Madri) ou então para a França  Sud-Expresso (Lisboa-Hendaye).

Dicas para aproveitar a sua viagem para Portugal

Algo que faz a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel. Seguem aqui alguns hotéis que fiquei e recomendo.

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

1 comentário

  1. Olá, sobre a bagagem no trem, quantas por pessoa é permitido e qual o peso máximo permitido por bagagem? A regra do peso e quantidade de bagagem é por tipo de trem (AP ou IC)?

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.