Transporte

Viajar de carro por Portugal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Viajar de carro por Portugal é uma ótima pedida, especialmente para quem quer bastante flexibilidade no roteiro. Alugando um carro, você terá total liberdade e poderá percorrer vilas e pequenas cidades e desbravar esse país incrível que se chama Portugal.

Viajar de Carro por Portugal

Documentação necessária

Para alugar um carro e dirigir por Portugal, brasileiros precisam apenas da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem com desconto. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

Estradas de Portugal

Já dirigi em Portugal algumas vezes e digo que as estradas são ótimas, especialmente as autoestradas (A) de alta velocidade. As estradas secundárias também são boas, mas possuem limite de velocidade bem baixo (50km/h) e são repletas de radares. O limite das estradas secundárias é bem reduzido porque elas passam dentro das vilas e cidades.

Pedágios

As autoestradas possuem pedágios (os portugueses chamam de portagem) e eles são calculados de acordo com a quilometragem. Agora vem a dica de ouro para quem vai viajar de carro por Portugal: alugue um carro com o dispositivo eletrônico “Via Verde” (equivalente ao nosso “Sem Parar”).

via verde portugal
Via Verde

 

Por que? Porque há muitos pedágios automáticos nas estradas (vide foto abaixo) e não há a possibilidade de pagar no guichê. Se você não tiver o Via Verde instalado no carro, terá que se dirigir em uma agência dos Correios em até 5 dias para pagar o pedágio. E convenhamos que perder tempo da viagem indo até os Correios não é conveniente.

autoestrada em portugal
Autoestrada em Portugal

Confira outros termos diferentes no Português de Portugal nesse post – Vocabulário de Viagem.

 Viajar de carro por Portugal: Aluguel de Carro

Eu tenho alugado com a RentCars, nossa parceira aqui no blog, porque tenho preferido pagar em reais e evitar a oscilação do câmbio. Mas há inúmeras possibilidades e você pode alugar lá mesmo (nos balcões das empresas nos aeroportos) ou então em outros sites “low cost” de aluguel de carro em Portugal.

Nas últimas vezes aluguei no site da RentCars (comparador de preços) e o carro que aluguei era da Sixt. Mas outras locadoras grandes operam em Portugal, como Alamo, Europcar, Hertz e também locadoras menores.

alugar carro em portugal
Último carro que aluguei em Faro no Algarve

Independente de qual locadora você alugar o carro, minha dica é que leia com atenção todos os termos e condições da locadora. Veja o que está incluso no valor da reserva, qual o valor que ficará bloqueado como caução no cartão, quais são as taxas para transitar com o carro em outro país (é primordial informar à locadora caso pretenda ir para a Espanha com o carro, pois são cobradas taxas extras),a questão do seguro. Enfim, leia tudo, mas tudo mesmo. É a máxima do “barato pode sair caro”.

Eu, Fernanda, ultimamente prefiro fazer o seguro total. Felizmente nunca precisei utilizar o seguro, mas penso que se aqui no Brasil meu carro está totalmente protegido, por qual motivo não protegeria em outro país? Tenho amigos que preferem utilizar o seguro do cartão de crédito de categoria Platinum ou superior. Caso opte por isso, é necessário rejeitar o seguro da locadora.

GPS

Alguns carros já possuem GPS instalado no painel. Mas se você não tiver GPS e nem o carro, não tem problema. Eu utilizo muito o Waze e Google Maps. Os chips pré-pagos em Portugal possuem preços bem acessíveis. Leia aqui onde comprar Chip pré-pago em Portugal.

viajar de carro em portugal
GPS

Combustível

As locadoras trabalham com carros a gasolina e gasóleo (seria o nosso diesel). De preferência a “carros a gasóleo” porque são muito mais econômicos. O litro da gasolina fica na faixa dos 1,5€ e o do gasóleo na faixa de 1,4€ (novembro/18).

Estacionamentos

Há estacionamentos públicos espalhados pelas cidades e praias, mas, conforme já disse aqui no post Segurança em Portugal, nunca deixe nada à mostra no carro porque os carros alugados possuem adesivos das locadores e tornam-se chamarizes para ladrões. Nas cidades maiores, principalmente nos pontos turísticos, é mais difícil encontrar estacionamentos públicos, mas há ofertas de estacionamentos privados.

Dicas para aproveitar a sua viagem para Portugal

Algo que faz a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel. Seguem aqui alguns hotéis que fiquei e recomendo.

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.