Lisboa

Transportes em Lisboa: como andar de ônibus, metrô, trem e bonde

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sobre os transportes em Lisboa, começo dizendo que são muito eficientes e não há necessidade de alugar carro para chegar nos pontos turísticos da cidade. Aliás, estacionamento na região histórica é algo complicado e caro, então a recomendação é usar e abusar do bom transporte público disponível. Entenda os transportes em Lisboa e saiba como andar de ônibus, metrô, trem e bonde.

Transportes em Lisboa: dicas práticas

Cartão Viva Viagem

A primeira dica para usufruir ao máximo os transportes em Lisboa é adquirir o cartão Viva Viagem, um cartão eletrônico de aproximação que é individual, reutilizável e tem duração de 1 ano. O valor é 0,50€.

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem com desconto. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

O único “porém” do Cartão Viva Viagem é que ele não é um bilhete inteligente. Ele permite apenas um carregamento por vez. Suponha que você tenha comprado um passe diário. Enquanto esse passe não vencer, você não consegue carregar o cartão com outro tipo de bilhete (individual, por exemplo).

Esses são os bilhetes disponíveis para compra no Cartão Viva Viagem: individual, bilhete diário (com combinação Carris/Metro; Carris/Metro/Transtejo; Carris/Metro/CP ou então o bilhete Zapping (você faz um pré-carregamento de créditos e o saldo é descontado a cada vez que você utiliza o transporte público.

Metrô

A rede do metrô de Lisboa tem apenas 4 linhas e elas são divididas por cores: vermelha, verde, azul e amarela.  A linha vermelha vai até o aeroporto e as linhas azul e verde percorrem as principais atrações turísticas. As estações são bem sinalizadas e equipadas com painéis eletrônicos que informam quanto tempo falta para a chegada do próximo metrô.

As estações são bem sinalizadas e não há dificuldade para fazer baldeação quando necessário. Além disso, há painéis eletrônicos nas estações e você pode acompanhar o tempo que falta para a chegada do próximo metrô.

Horário de funcionamento do metrô: diariamente das 6h30 à 1h.

Site do Metro de Lisboa: http://www.metrolisboa.pt/

transportes em lisboa
Metrô de Lisboa

Ônibus (autocarros)

Carris é o nome da empresa de ônibus e bondes de Lisboa, por isso o nome do passe é Metro/Carris. Apesar de não ser muito popular entre os turistas, a rede de ônibus funciona muito bem. E o site da Carris é bem completo e tem até um simulador. É só colocar onde você quer ir e ele diz quais as linhas de ônibus passam naquele local.

Site Carris: http://www.carris.pt/

Bondes (elétricos)

Os bondes são bastante populares entre os turistas, mas também são utilizados pelos lisboetas para chegar em regiões não atendidas pelo metrô, como Alfama, Graça, Castelo, por exemplo. Para andar nos bondes é extremamente recomendável portar o cartão Viva Viagem porque a viagem sai pela metade do preço. O passe diário Carris/Metro permite viagens nos bondes.

A Carris também é a empresa responsável pelos bondes.

o que fazer em lisboa
O famoso Elétrico 28

Trem (Comboio)

Outro meio de transporte em Lisboa é o trem (comboio). A empresa de trens que opera em Lisboa é a CP. Caso queira comprar um passe diário que inclua o trem, o bilhete a ser comprado é o Carris/Metro/CP, porém é necessário verificar a abrangência do passe. Na dúvida, pergunte na bilheteria da estação.

Procure pelas linhas de comboios urbanos de Lisboa. São 4 linhas e 67 estações. As linhas mais comuns utilizadas pelos turistas são a linha de Cascais e a linha de Sintra.

Site: Comboios Urbanos de Lisboa

Mais informações sobre como viajar de trem em Portugal

trem de lisboa para faro portugal
Trem em Portugal

Elevadores

Não é à toa que Lisboa também é conhecida por A Cidade das 7 Colinas. Os elevadores também são um dos transportes em Lisboa e são operados pela Carris. São 4 no total: Elevador da Santa Justa, Ascensor da Bica, Ascensor do Lavra e Ascensor da Glória. Você pode utilizar o cartão Viva Viagem em todos.

Site: Elevadores da Carris

transportes em lisboa

Ferry

Outra possibilidade de transporte em Lisboa é o ferry. Opção para quem quer visitar o Cristo Rei, por exemplo. A empresa responsável pelos ferries é a Transtejo. Caso queira comprar um bilhete diário que inclua essa opção de transporte, compre o bilhete Carris/Metro/Transtejo.

Site: https://ttsl.pt/

Dicas para aproveitar a sua viagem para Lisboa

Algo que faz a diferença na viagem para Lisboa é escolher bem a localização do seu hotel. Você vai economizar tempo e dinheiro ficando próximo das atrações turísticas. Confira no meu outro blog quais são as melhores regiões para hospedagem em Lisboa. São opções para todos os bolsos e todos os gostos.  Nesse outro post eu indico hotéis centrais em Lisboa testados e aprovados. Fiquei em todos e trago as melhores dicas para você.

Alguns hotéis que já fiquei e gostei: Exe Liberdade (RESERVE AQUI), Hotel Fénix Garden (RESERVE AQUI), Hotel InterContinental (RESERVE AQUI), Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI), Hostel Travellers House (RESERVE AQUI).

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.