Seguro Viagem

Seguro Viagem para Portugal: é obrigatório?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Seguro viagem para Portugal: é obrigatório? Essa é uma pergunta que aflige muitos turistas. Já adianto que a resposta é sim, porém é necessário explicar alguns pontos. De forma resumida, vou detalhar as exigências do Tratado Schengen e também o acordo PB4 assinado entre Brasil e Portugal.

Seguro Viagem para Portugal

Tratado de Schengen

Como eu já disse ali em cima Portugal faz parte do Tratado Schengen, que é um acordo firmado entre 26 países europeus para estabelecer a livre circulação das pessoas nos países participantes. Esse Tratado é muito importante para a Europa, pois estabeleceu a obrigatoriedade de um seguro viagem no valor mínimo de 30.000 euros para os turistas. Por qual motivo essa regra foi criada? Para garantir que o turista possa pagar possíveis despesas médicas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

PB4

O PB4 é um seguro saúde gratuito firmado entre o Brasil e Cabo Verde, Itália e Portugal. É importante frisar que é o PB4 é um seguro saúde e não seguro viagem (o seguro viagem tem muito mais coberturas, como cobertura odontológica, assistência jurídica, cobertura para extravio e perda de bagagem, cancelamento de voos, repatriamento de corpo, etc.).

Sei que você deve estar se perguntando: então basta fazer o PB-4 e estou protegido em Portugal? O PB4 garante o atendimento na rede de saúde pública de Portugal, mas, mesmo sendo pública, um determinado valor é cobrado dos usuários. É um valor reduzido por consulta/atendimento, mas é cobrado. Ou seja, o atendimento não é gratuito como muita gente espalha por aí.

Para solicitar o PB-4 é necessário ir presencialmente em um Núcleo Estadual do Ministério da Saúde com os seguintes documentos: RG, CPF, passaporte e comprovante de residência.

seguro viagem portugal
Ficar doente em viagens é algo que ninguém quer, mas pode acontecer.

Considerações sobre o PB4

– O PB4 possibilita o acesso aos brasileiros para consultas no sistema de saúde pública de Portugal, porém o “SUS” português não é gratuito.

– Não é seguro viagem. É apenas assistência médica.

– Se você for visitar outro país da Europa que exige o seguro viagem, o PB4 sozinho não servirá.

– Minha opinião é que o PB4 sozinho não vale a pena. O barato pode sair caro.

porto portugal
Porto, Portugal.

Minha experiência com seguro viagem em Portugal

Eu tenho cidadania italiana e não preciso fazer seguro viagem para a Europa, mas mesmo assim sempre faço porque já precisei utilizar algumas vezes durantes as viagens. Imprevistos e acidentes acontecem, por mais que a gente não queira. Ninguém faz seguro pensando em usar (eu pelo menos não faço), mas o seguro já me fez economizar muito. Sou um pouco azarada em viagens: já tive alguns episódios de intoxicação alimentar, amigdalite, já torci o tornozelo e tive que fazer raio-x, já fui picada por aranha. Costumo usar os seguros da Assist Card. Sempre fui muito bem atendida e encaminhada para boas clínicas e hospitais. Também já consegui reembolso da medicação que precisei comprar. A Seguros Promo é um comparador de preços (vende Assist Card) e ainda dá um desconto de 5% para os leitores aqui do Portugal pra Viagem. Basta usar o cupom PV5.

Quanto custa um seguro viagem para Portugal?

Com o desconto oferecido aos leitores aqui do Portugal pra Viagem um seguro viagem para Portugal pode custar menos de R$8,00 por dia de viagem. Isso dá menos de 2 euros por dia. É um valor bem razoável e que ainda pode te poupar de muita dor de cabeça em caso de emergência odontológica, extravio de bagagem, cancelamento de viagem (em caso de morte de parente de primeiro grau e internação do próprio segurado 48 horas antes da viagem).

Seguro Viagem Cartão de Crédito

Se você tem um cartão de categoria platinum, black e afins, você pode solicitar o seguro viagem do cartão desde que tenha comprado a passagem com o cartão de crédito (ou taxas de embarque no caso de passagens emitidas com milhas). Só fique atento porque esse tipo de seguro só cobre viagens com duração máxima de 30 dias. O seguro viagem gratuito do cartão de crédito pode ser solicitado direto nos sites das bandeiras dos cartões.

Continue planejando sua Viagem para Portugal

Documentos necessários para Viajar para Portugal

Feriados em Portugal

Viajar de Carro por Portugal

Viajar de Trem por Portugal

Viajar de Ônibus por Portugal

Tax Free em Portugal: como funciona

Chip para usar em Portugal

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.