Planejamento

Segurança em Portugal: dicas práticas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sobre a segurança em Portugal: Portugal é um país bastante seguro, mas para você não ter nenhum tipo de inconveniente durante a sua viagem, deixo aqui dicas práticas baseadas na minha vivência como moradora de Lisboa e também como turista. Lembrando que essas dicas são para evitar os furtos, pois praticamente não há roubo (com violência) como temos no Brasil.

Segurança em Portugal: dicas práticas

A dica principal para ter segurança em Portugal é não facilitar. Tome os mesmos tipos de cuidados que você tomaria na sua cidade, por exemplo.

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem com desconto. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

Batedores de Carteira

Sim, eles também estão em Portugal e são bem ligeiros. Vi a polícia abordando 2 caras próximo ao Mosteiro dos Jerônimos perguntando quantas carteiras eles já tinham roubado. Os 2 caras estavam bem vestidos e pareciam turistas. Eu, por exemplo, jamais poderia imaginar que eles estavam batendo carteiras na região.

Como eu disse, furtos acontecem e os batedores de carteira estão atentos a qualquer oportunidade (turista distraído, aglomerações, transporte público lotado, etc.). Em Lisboa, em especial, o famoso bonde 28 é bastante conhecido pelos batedores de carteira.

o que fazer em lisboa
Mosteiro dos Jerônimos

Dicas para evitar aborrecimentos

1) Não coloque carteira e celular no bolso de trás da calça.

Grandes quantias de dinheiro e passaporte deixe no cofre do hotel ou então naquelas “doleiras” coladas ao corpo. Não coloque de maneira nenhuma em mochilas e bolsas, nem que seja a caminho do aeroporto. Uma conhecida teve a carteira e passaporte furtados no metrô a caminho do aeroporto.

 

doleira
Doleira

2) Se for andar com mochila, coloque um cadeado. Irá dificultar bastante a ação dos meliantes.

Aconteceu uma situação muito chata com minha amiga na minha última viagem para Portugal (novembro de 2018). Abriram a mochila dela no meio da Avenida da Liberdade em Lisboa. Isso aconteceu de manhã. Só percebemos o furto quando chegamos no hotel. A mochila estava inteira aberta e minha amiga nem sentiu alguém mexendo. Felizmente só conseguiram levar o cabo do celular e um casaco, mas poderia ter sido bem pior, porque o celular e câmera estavam dentro da mochila.

segurança em portugal
Um simples cadeado pode inibir a ação dos ladrões

3) Prefira bolsas transversais

Essa dica vai para as mulheres: prefira bolsas transversais e deixe o zíper de abertura virado para o seu corpo. Isso também dificulta a ação dos batedores de carteira.

bolsa transversal
Eu ainda prefiro deixar o zíper de abertura virado para mim.

Importante: evite pendurar a bolsa nas cadeiras de restaurantes. Também há relatos de furtos dentro de bares e restaurantes.

Furtos nos veículos

Essa é outra modalidade de furto bastante comum e que compromete a segurança em Portugal. Os carros das locadoras são chamarizes para os ladrões, pois possuem adesivos com o nome da locadora. O ideal é estacionar o carro em estacionamentos pagos (são mais seguros) e não deixar nada à mostra. Se possível alugue um carro em Portugal com um porta-malas grande.

Se for estacionar em estacionamentos públicos, não deixe nada no carro (nada mesmo), principalmente itens de valor. Uma amiga minha teve o carro furtado e perdeu o laptop e iPad que tinha deixado dentro do carro.

segurança em portugal
Adesivo da locadora

Golpes

O pessoal na Europa tem muita criatividade para tentar levar dinheiro dos turistas. Nesse post eu detalhei bem os golpes mais comuns na Europa. Em Portugal, em especial, já vi o golpe do “esbarrão’. Normalmente esse golpe o acontece em grupo: um esbarra acidentalmente em você e o outro bem ligeiro leva a sua carteira. Também já vi o golpe das ciganas.  Elas também trabalham em grupo e têm a mão bem leve. Enquanto uma faz a abordagem querendo ler a sua mão ou contando alguma história, a outra se aproxima e furta a sua carteira. Em regiões turísticas mais movimentadas, reforce o cuidado com seus pertences.

Dicas para aproveitar a sua viagem para Portugal

Algo que faz a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel. Seguem aqui alguns hotéis que fiquei e recomendo.

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.