Lisboa

Coisas que você precisa fazer em Lisboa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Lisboa é certamente a minha cidade favorita em Portugal. E foi uma cidade que foi me conquistando aos poucos. Aprendi a apreciar os detalhes, o jeito de ser dos lisboetas e me acostumar com os varais expostos pelas ruas. Quando eu penso em Lisboa, eu penso em movimento, comida boa, arquitetura e eu penso em beleza – muita beleza. Sendo assim, deixo aqui uma sugestão o que fazer em Lisboa. “Precisa” é modo de falar, mas são coisas que fazem parte do cotidiano lisboeta e te farão sair ainda mais apaixonado pela capital portuguesa.

O que fazer em Lisboa

1) Andar em um elétrico

Pegar um bonde (ou eléctrico como os portugueses chamam) é uma experiência para lá de autêntica em Lisboa. Sei que muita gente pensa que ele é utilizado apenas pelos turistas, mas muitos nativos utilizam diariamente o bonde como meio de transporte.

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

o que fazer em lisboa
O famoso Elétrico 28

2) Repare na Arquitetura

Impossível não reparar e se encantar com a arquitetura da cidade. Castelos, igrejas, mosteiros, praças, ruínas antigas, obras que homenageiam o período das Grandes Navegações, azulejos, além de monumentos super modernos, como a estação Gare do Oriente fazem parte da arquitetura lisboeta.

o que fazer em lisboa

 

3) Repare nas calçadas

E as calçadas? Aquela máxima: uma imagem vale mais do que mil palavras.

o que fazer em lisboa
Praça do Rossio

4) Aprecie a Praça do Comércio

A Praça do Comércio é o coração de Lisboa. Uma praça viva, com edifícios coloniais e um arco central (dá para subir e a vista lá de cima é maravilhosa).

o que fazer em lisboa

5) Coma quantos pastéis de nata você quiser

A dieta que nos perdoe, mas recomendo comer quantos pastéis de nata puder e quiser enquanto estiver na cidade. Minhas pastelarias preferidas: Manteigaria e Pastéis de Belém.

o que fazer em lisboa

6) Coma em uma tasca

Eu amo a comida portuguesa. Comer em uma tasca é uma experiência fantástica. Que tal um bacalhau ou uma sardinha?

o que fazer em Lisboa
Prato típico de bacalhau

7) Perca-se por Alfama

O bairro de estilo árabe, com vários becos, ruelas e varais cheios de roupas à mostra. Alfama é aquela Lisboa “raiz”, o bairro mais autêntico da cidade.

O que fazer em Lisboa
Alfama

8) Assista a um show de fado na Alfama

O fado é a trilha sonora oficial de Alfama. Vale a pena assistir um show de fado na região e emocionar-se com a melancolia.

9) Tome um trago no Bairro Alto

Bairro Alto é o bairro mais festeiro de Lisboa. São centenas de ruas estreitas que abrigam diversos bares (alguns são literalmente uma portinha). O Bairro Alto ferve nos finais de semana. Faça como os lisboetas: vá de bar em bar tomando bons tragos.

10) Gaste sola de sapato nas ladeiras

Não é à toa que Lisboa também recebe o apelido de a Cidade das Sete Colinas. Você vai gastar muita sola de sapato e suar um monte pelas ladeiras, mas vale a pena.

11) Veja Lisboa do Alto

As ladeiras possuem uma vantagem: oferecem vistas espetaculares de Lisboa. Aproveite para apreciar Lisboa de um de seus muitos mirantes (miradouros). Os meus preferidos são: Miradouro de Santa Luzia, Largo das Portas do Sol, Arco do Comércio, Miradouro da Graça, Miradouro de Santa Catarina. Fora de Lisboa, meu preferido é o Cristo Rei (fica em Almada).

o que fazer em lisboa
Miradouro de Santa Luzia

12) Conheça o Convento do Carmo

O terremoto de 1755 devastou Lisboa e o Convento do Carmo foi quase totalmente destruído. Sobraram algumas ruínas e é isso que o torna tão intrigante.  Hoje as ruínas do Carmo abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

o que fazer em lisboa
Convento do Carmo

13) Dê uma volta pelo Parque Eduardo VII

O Parque Eduardo VII é um grande “pulmão” Lisboeta. Um parque lindíssimo e que oferece vistas incríveis da Praça Marquês de Pombal e do Rio Tejo.

14) Passeie pela Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade liga a Praça Marquês de Pombal até a Praça Restauradores. É uma bela avenida arborizada e endereço de alguns hotéis e cafés mais chiques da cidade, além de lojas como Prada, Louis Vuitton, Burberry, Hugo Boss, entre outras.

15) Dê uma volta pelos mercados

Conheça os mercados locais. Os mais conhecidos são o Mercado da Ribeira e o Mercado de Campo de Ourique.

16) Beba em um rooftop

Já falei que as vistas do alto de Lisboa são incríveis. Beber um bom drink em um dos rooftops da cidade também é uma boa pedida. O Sky Bar é um dos mais famosos.

17) Conheça Belém

Belém é uma das regiões mais lindas da cidade. É lá que está o cartão mais famoso da cidade: a Torre de Belém. Também vale a pena conhecer o Padrão dos Descobrimentos.

o que fazer em lisboa
Torre de Belém

18) Visite o Mosteiro dos Jerônimos

Se eu pudesse visitar apenas um ponto turístico em Lisboa, acho que escolheria visitar o Mosteiro dos Jerônimos, patrimônio da Unesco e uma das grandes obras do período Manuelino.

o que fazer em lisboa
Mosteiro dos Jerônimos

19) Conheça o MAAT

O MAAT foi uma grande surpresa na minha última viagem para Lisboa (dezembro/18). Caso não queira entrar no museu, vá pelo menos conhecer a sua arquitetura impressionante e apreciar uma das mais belas vistas do Rio Tejo. O MAAT também é uma boa pedida nos dias de Chuva em Lisboa. Veja o que fazer quando chove em Lisboa. 

o que fazer em lisboa
MAAT Lisboa

20) Faça um passeio de veleiro no Tejo

Essa foi uma das experiências mais legais que tive na capital portuguesa. A Get Your Guide – nossa parceira – aqui no blog vende esse passeio de veleiro no Tejo. É muito lindo ver os principais pontos turísticos de Lisboa, como a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos por outro ângulo.

21) Visite o Castelo de São Jorge

O Castelo de São jorge foi construído pelos mouros. No alto de uma das colinas de Lisboa, ele oferece uma vista panorâmica da cidade.

o que fazer em lisboa
Castelo de São Jorge

22) Conheça o lado moderno da cidade

Dê uma volta pelo modernoso bairro do Oriente, que abriga o Oceanário, Parque das Nações, Pavilhão dos Descobrimentos, Shopping Vasco da Gama e a moderníssima estação de trem Gare do Oriente.

gare do oriente lisboa

23) Conheça a LX Factory

A LX Factory vem fazendo sucesso na cidade. Nada mais, nada menos que um antigo complexo industrial  transformado em estúdios de arte, galerias, lojas, cafés, restaurantes. Tem uma pegada mais alternativa.

24) Atravesse a Ponte 25 de Abril

A Ponte 25 de Abril lembra bastante a Golden Gate Bridge de São Francisco, mas na verdade foi inspirada na San Francisco-Oakland Bay Bridge. Vale a pena atravessar para o outro lado da ponte, Almada, e conhecer o Cristo Rei e apreciar de vistas espetaculares de Lisboa.

o que fazer em lisboa
Ponte 25 de Abril

25) Aprecie a Sé

A Catedral da Sé é outro grande ícone de Lisboa. Foi construída em 1150 e restaurada na década de 1930.

o que fazer em lisboa

Extras (caso tenha tempo sobrando em Lisboa)

Dê um pulinho nas praias – de trem – o trajeto é lindo

O trajeto para Cascais de trem é incrível. Aproveite para conhecer esse badalado balneário que fica pertinho de Lisboa. Também gosto muito de Monte Estoril e Estoril que ficam a uma curta caminhada de Cascais.

Visite Sintra

Sintra é uma vila super charmosinha que fica pertinho de Lisboa (40 minutos de trem). Vale a pena reservar pelo menos 1 dia para conhecer Sintra e todas as suas atrações turísticas.

Dicas para aproveitar a sua viagem para Lisboa

Algo que faz a diferença na viagem para Lisboa é escolher bem a localização do seu hotel. Você vai economizar tempo e dinheiro ficando próximo das atrações turísticas. Confira no meu outro blog quais são as melhores regiões para hospedagem em Lisboa. São opções para todos os bolsos e todos os gostos.  Nesse outro post eu indico hotéis centrais em Lisboa testados e aprovados. Fiquei em todos e trago as melhores dicas para você.

Alguns hotéis que já fiquei e gostei: Exe Liberdade (RESERVE AQUI), Hotel Fénix Garden (RESERVE AQUI), Hotel InterContinental (RESERVE AQUI), Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI), Hostel Travellers House (RESERVE AQUI).

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.