Planejamento

Documentos necessários para viajar para Portugal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Fará viagem para Portugal? Aqui você encontra respostas para todas as suas dúvidas sobre a documentação exigida para entrar em Portugal. Lembrando que brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, mas a entrada é concedida na hora por um agente de imigração. Portanto, é bom ficar atento a todas as nossas dicas para não passar nenhum aperto na imigração e ter viagem uma viagem bem tranquila para Portugal.

Documentos Necessários para Viajar para Portugal

Passaporte

Esse é o principal documento necessário para viajar para Portugal. Você tem que portar um passaporte válido.  Outra coisa importante: o passaporte precisa ter validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem.

Seguro Viagem com Desconto

Não fique desprotegido durante as férias. Faça já a sua cotação do seguro viagem. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

Minha recomendação: antes de comprar a passagem, confira a validade do seu passaporte. Se ele estiver prestes a expirar, programe-se com antecedência para fazer a renovação. O ideal é fazer a renovação 6 meses antes do vencimento para evitar aborrecimentos.

passaporte brasileiro

Visto

Brasileiros viajando a turismo por até 3 meses não precisam de visto para viajar para Portugal. Lembrando que Portugal é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. 

Tratado de Schengen

Atenção porque o Tratado de Schengen não é a mesma coisa que União Europeia. O Tratado de Schengen garante a livre circulação de pessoas dentro dos países que assinaram o acordo (Portugal é um deles). O que isso significa para você que vai viajar para Portugal? Significa que se você for visitar qualquer um dos países abaixo, passará apenas uma vez pela imigração, no aeroporto de chegada a Europa.

Todos os Países que fazem parte do Tratado de Schengen

Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

E por qual motivo esse tratado é tão importante? Por causa do seguro viagem obrigatório.

Passagem de volta

Para entrar em Portugal também é preciso ter uma passagem de volta (com data). A passagem de volta é um dos  itens mais requisitados pelo oficial da imigração, então é bom ter impressa.

Seguro Viagem

seguro viagem é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen. A exigência é que o turista possua um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros e que garanta assistência médica por doença ou acidente.

seguro viagem portugal
Ninguém quer ficar doente durante uma viagem, mas às vezes acontece.

Se você comprou a passagem com um cartão de crédito das categorias Platinum ou superior você pode solicitar o seguro grátis para você, cônjuge e filhos menores de 23 anos. Importante: para ter direito a esse seguro gratuito você precisa ter comprado todas as passagens com o cartão de crédito ou ter feito o pagamento das taxas de embarque no caso de passagens emitidas com milhas.

Caso você não possua um desses cartões, a recomendação é contratar um seguro viagem particular. Minha seguradora favorita é a Assist Card, (faça sua cotação) vendida com preços imbatíveis pela Seguros Promo. Já usei várias vezes (leia o relato da última vez que usei na Tailândia) e nunca tive problemas. Sempre fui muito bem atendida e encaminhada para hospitais bons.

Comprovante de Hospedagem 

Outro item importante para a entrada em Portugal é o comprovante de hospedagem, pois ele também pode ser solicitado no momento da entrada. Gosto muito de reservar hotéis no Booking (que permite cancelamento gratuito na maioria das acomodações, o que me permite escolher o hotel com calma e acompanhar as promoções caso surja algo mais barato) e hostels (albergues) no Hostelworld.

Carta Convite

Se você for ficar na casa de algum português ou alguém que resida legalmente em Portugal você terá que providenciar a carta convite. Há modelos de carta convite na internet.

Comprovantes Financeiros

Os comprovantes financeiros também são necessários para viajar para Portugal e podem ser solicitados no momento da entrada. Seria a comprovação que você tem condições financeiras para se manter em Portugal durante todo o tempo da viagem. Como comprovar isso? Pode ser por meio de extrato de conta bancária, extrato de cartão pré-pago de viagem, extrato do limite disponível no cartão de crédito e até mesmo dinheiro em espécie. Segundo o site do Consulado de Portugal,  o valor seria de 75 euros por cada entrada no país e mais 40 euros por cada pessoa e dia de permanência. Em um cálculo rápido, para ficar  15 dias em Portugal seria necessário ter 675 euros.

Resumo documentos necessários para viajar para Portugal

Segue a lista resumida dos documentos necessários para viajar para Portugal.

✓ Passaporte válido e com duração de pelo menos 3 meses após o término da viagem.

✓ Passagem de volta.

✓ Seguro viagem com cobertura mínima exigida pelo Tratado de Schengen (30.000 euros).

✓ Comprovante de Hospedagem.

✓ Comprovantes Financeiros para se manter em Portugal durante o período da viagem.

Esses são os documentos necessários para viajar para Portugal, mas a decisão de entrar ou não em Portugal é dada na hora pelo agente da imigração.

Dicas para aproveitar a sua viagem para Portugal

Algo que faz a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel. Seguem aqui alguns hotéis que fiquei e recomendo.

Economize no seguro viagem obrigatório para Portugal

Viaje despreocupado e com um bom seguro viagem, afinal não podemos prever incidentes.  Lembrando que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas. Ele também é útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Uso o seguro da Assist Card há anos e sempre fui muito bem atendida (faça sua cotação). Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5%  utilizando o cupom PV5.

Fernanda Souza nasceu no Brasil, tem dupla nacionalidade e se considera uma cidadã do mundo. Já chamou de casa as cidades de Curitiba, Lisboa, Pádua, Londres e Sydney. Aquariana, publicitária, apaixonada por viagens, fotografia, o pôr do sol, Londres e Portugal já tirou um ano sabático e deu uma volta ao mundo.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.